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Profissional de RH e as tendências da era digital


Como o excesso de informação pode atrapalhar o profissional de RH na gestão de pessoas.

A Era Digital possibilitou uma enxurrada de informações, novidades, possibilidades, mudanças e inovações para a área de Gestão de Pessoas. Frequentemente surgem novos processos,  metodologias e tecnologias vislumbrando a transformação e modernização das rotinas de trabalho. E diante de tantas possibilidades, é preocupante como os profissionais da área de Recursos Humanos assimilam e colocam em prática as ditas “Tendências de RH”.


Perante tantas novidades, fica latente o sentimento de ansiedade e afobação por acompanhar e colocar em prática todas as tendências e inovações que ambicionam transformar a área de Gestão de Pessoas. Tudo isso na esperança de enfim conseguir demonstrar uma melhora nos resultados e ganhar o título de “Estratégico”.


As publicações e a literatura da área de Recursos Humanos, registram e tornam evidente o empenho e esforço dos profissionais da área para assumirem uma posição estratégica e de relevância dentro das empresas. A intenção é que a alta gestão afinal compreenda e valorize a importância da gestão de pessoas no alcance dos resultados e objetivos organizacionais.


Acontece que nessa ânsia pelo novo você deixa de analisar e examinar se essas novas tendências estratégicas se adequam a sua realidade e cultura organizacional para tentar reproduzir o mesmo resultado alcançado por outras pessoas em outras realidades corporativas.


Perceba que as tendências e novas práticas da área de Recursos Humanos são importantes para a evolução do setor, uma vez que elas demonstram uma mudança no modo de aplicação dos processos e procedimentos de trabalho e passam a ser um hábito para um número significativo de pessoas, modernizando e aprimorando as tarefas cotidianas.


Deste modo, o crucial nesta reflexão não é convencer ninguém a deixar de consumir o que está disponível neste universo de dados numa simples “googlada”, mas que você compreenda a importância de examinar criticamente cada uma dessas novas tendências de RH, de forma a analisar sua aderência à cultura organizacional da empresa.


Manter-se no nível estratégico, tendo uma participação efetiva no grupo dos decisores e influenciadores da instituição, demanda constante atualização e transformação das competências e características pessoais. Uma nova cadeira exige uma nova postura e estilo de trabalho, assim o profissional de RH em sua versão “Estratégico precisa desenvolver ou reforçar habilidades e atitudes essenciais para o cargo. Entre elas, citamos algumas:

Capacidade de questionar o senso comum


O senso comum, está relacionado com o padrão de pensamento da maioria de um grupo, baseado em suas experiências acumuladas e tidas como padrão único e recorrente sobre determinado assunto. É dever do profissional de RH ir além das respostas óbvias ou entendidas como um padrão predefinido, a fim de aprofundar a sua compreensão sobre temas, discussões e acontecimentos relevantes a área, não sendo superficial em suas argumentações e justificativas.


Capacidade de produzir informações de forma crítica


O profissional de RH deve ser capaz de produzir informações de valor, fundamentando as atividades do setor por meio de fatos e dados, demonstrando os resultados que serão alcançados com cada ação executada.


Capacidade de raciocinar de maneira lógica


Raciocinar logicamente é a capacidade de analisar problemas e propor soluções, fazendo isso através do uso de argumentos, premissas, declarações e afirmações que definem se algo é verdadeiro ou falso em determinado contexto. O profissional de RH deve desenvolver sua habilidade de explorar possibilidades e experimentar hipóteses a fim de propor soluções estratégicas para os problemas, a partir de dados e fatores técnicos.


Capacidade de pesquisar e validar informações


A internet possibilitou o acesso a dados anteriormente inatingíveis, a um número cada vez maior de pessoas. Mas, em contrapartida, a disponibilidade fácil de acesso e o excesso de informações nos transmitem a ideia que somos dotados de um conhecimento maior do que de fato possuímos. O profissional de RH deve desenvolver a capacidade de buscar e absorver novas informações, ampliando efetivamente seu campo de conhecimento. Porém, também é importante atentar-se para a qualidade da informação recebida, criando mecanismos para legitimar o dado.


Agilidade


Ser ágil refere-se à habilidade do indivíduo na utilização do corpo com destreza e velocidade na realização de determinada atividade. O conceito de agilidade também pode ser empregado na capacidade de solucionar alguma questão com rapidez. Para o profissional de RH a agilidade está interligada com a velocidade com que ele se adapta às mudanças e compreende os contrassensos do mundo contemporâneo, minimizando os impactos das tendências externas nas ações internas.


Persuasão


Persuadir é uma das estratégias de comunicação que consiste em convencer alguém a aceitar uma ideia ou realizar uma ação. É o emprego de argumentos, com o propósito de conseguir que outro indivíduo adote certa linha de conduta, teoria ou crença. O profissional de RH deve ser capaz de convencer outras pessoas da empresa que uma ideia, conceito ou informação é mais ou menos admissível, de acordo com um cenário, situação ou decisão a ser tomada.


Desta maneira, nossa indicação é que você não seja um aventureiro e saia implantando todas as novidades que surgem no mercado. Estude, analise, planeje e só depois coloque em prática aquelas ações que de fato ocasionarão um melhor resultado para sua realidade de trabalho.

Passos importantes para manter-se atualizado e aderente à cultura da empresa:


– Faça um estudo sobre sua Cultura Organizacional para compreender o que é possível ser aplicado;

– Faça cursos online ou presenciais sobre gestão de pessoas para adquirir novos conhecimentos e habilidades;

– Faça benchmarking, conheça a área de Recursos Humanos de empresas do mesmo segmento de negócio;

– Mantenha uma rotina de estudo aprofundado sobre os temas de maior relevância para área;

– Participe de grupos de RH para conhecer outros profissionais e compartilhar experiências;

– Participe de eventos da área para entender como profissionais de referência pensam sobre temas do setor;

– E se precisar, peça ajuda de um profissional especializado para construir sua estratégia de atuação, como uma Consultoria Empresarial, por exemplo.


Não tenha receio de ficar para trás ou deixar de participar das tendências e modismos do mercado, aposte no que faz sentido para o seu público interno, sua cultura organizacional. Lembre-se, bons resultados de outras empresas não são garantia que a mesma ação funcionará para sua organização. Busque conhecimento, compreenda as mudanças e entenda o que faz sentido para sua realidade e a da sua empresa.


Além de se manter atualizado com as principais tendências de mercado e saber filtrar o que é importante, o profissional de RH enfrenta, diariamente, inúmeros desafios como a transformação digital, análise de clima organização e retenção de talentos.


Thiago Evangelista é Consultor na área de Consultoria de Negócios aqui na Senior.



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