top of page

COMO UM RECRUTADOR ANALISA UM CURRÍCULO?



Várias empresas recebem, diariamente, muitos currículos em sua caixa de e-mails. Neste momento, por exemplo, você pode estar tentando conseguir uma oportunidade profissional, mas não tem retorno das empresas.

Neste artigo, vamos mostrar para você o que o recrutador analisa em um currículo e o que você pode fazer para melhorá-lo. Se liga aí:


Qualidade, não quantidade


A falta de resposta – ou até uma resposta negativa educada por e-mail – é frustrante, mas você já parou para pensar que seu currículo pode não estar chamando a atenção do recrutador? Em primeiro lugar, é importante se atentar à gramática. Textos mal escritos, erros de português e formatação confusa dificilmente passam impunes.


Como é feita a triagem dos currículos


Em um primeiro momento, é comum que o currículo seja observado pelos recrutadores de forma panorâmica, para que sejam captados padrões na trajetória do candidato.

De forma geral, lacunas temporais, mudanças, promoções e outros episódios da sua trajetória certamente serão observados imediatamente – e é bom estar pronto para explicá-los de forma consistente numa eventual entrevista.


Proximidade geográfica


Outro ponto bastante interessante e que pode parecer irrelevante para o candidato é o seu endereço residencial. Para os recrutadores, o endereço do candidato é um dos primeiros dados checados no currículo. Empresas preferem candidatos que moram perto do trabalho.


Palavras-chave


Em sua leitura dinâmica, os olhos do recrutador podem procurar no seu currículo alguns termos específicos da vaga que ele precisa preencher.

Um exemplo: vai se candidatar a uma oportunidade na área de tecnologia? É melhor que termos ligados à sua área, como HTML, CSS ou WordPress sejam mencionados.


Written by Andreia Ferreira


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Declaração do Benefício Emergencial (BEm)

Receita Federal esclarece como declarar o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) na Declaração do Imposto de Renda de 2021. Os valores recebidos a título de Benefício Emergen

Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021

Divulgadas as regras sobre a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021 Expectativa é de que 32 milhões de declarações sejam enviadas. Desses, estima-se que 60% terão valor a rest

bottom of page