top of page

SST no eSocial: que comecem os testes



Muitas empresas estão na expectativa de como será o envio das informações dos eventos de SST – Saúde e Segurança no Trabalho – para o eSocial.







Está sendo considerada uma das fases mais críticas, devido ao fato de que muitas empresas não dão a devida importância a essa legislação que é composta principalmente pelas Normas Regulamentadoras (NRs).


Não se trata somente de ter um documento ou exame atualizado, mas sim de cuidar da segurança e saúde dos empregados aplicando o que está determinado nos laudos.


Uma dica: Muita atenção para o correto gerenciamento das questões que envolvem SST, planejando antecipadamente qualquer mudança no ambiente de trabalho que possa impactar nos riscos que os empregados estejam expostos. 


CRONOGRAMA DOS EVENTOS DE SST

A partir do dia 18 de março, conforme publicação no  Portal do eSocial, estará disponível um ambiente de testes (produção restrita) para o recebimento de eventos de SST.


Assim, as empresas poderão se familiarizarem com o ambiente de SST no eSocial e verificar as inconsistências que devem ser corrigidas.



Uma dica: O envio das informações para o eSocial têm um cronograma,  mas a obrigação de estar em dia com os laudos e programas devem ser cumpridos desde o momento em que a empresa tenha seu primeiro empregado!




MUITA ATENÇÃO

Uma das atividades que está mais vulnerável quanto ao cumprimento da legislação de SST é o da Construção Civil.



Por serem muito suscetíveis a acidentes de trabalho, está entre as cinco atividades com mais ocorrência, essas empresas precisam cumprir mais regras e atentar para a boa manutenção do ambiente de trabalho.


Outra atividade que provavelmente será impactada é a do Produtor Rural, pois muitos desconhecem as Normas Regulamentadoras que devem ser aplicadas ao ambiente rural.

Com o eSocial a atividade rural está recebendo um destaque, pois anteriormente muitas informações não eram enviadas para os entes fiscalizadores do governo.


Usei de exemplo somente estas duas atividades, porém todas as demais devem ficar atentas ao que devem cumprir da legislação de SST.


Pois, além dos exames e laudos, é necessário atentar também para os Equipamentos de Proteção!


O controle da documentação e registros relacionados aos Equipamentos de Proteção Coletiva – EPCs e Equipamentos de Proteção Individual – EPIs é considerada uma das tarefas mais difíceis cumpridas pela área de SST.


Pois é necessário um controle minucioso dos registros de aprovação, testes, tipo, uso, manutenção, eficácia e treinamentos relacionados a esses equipamentos.


Além de que muitos empregados relutam em utilizar os equipamentos fornecidos, dificultando assim o trabalho do profissional responsável pela gestão de SST na empresa.


Uma dica: As informações relacionadas a EPIs e EPCs serão envidas ao eSocial no evento S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco.


Os pontos abordados são somente uma pequena fração do que compõe as informações de SST, para você ter uma noção, até a publicação deste artigo, existem 36  Normas Regulamentadoras publicadas, além das outras legislações!


Utilizo aqui uma frase da Professora Zenaide Carvalho: “O eSocial é complexo e volumoso.”


E os eventos de SST fazem parte desta complexidade!




“Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada.” (Augusto Cury)



Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo Nith Treinamentos.



247 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page