top of page

Sistemas de RH: Entenda agora a sua importância!



Como o setor assumiu um posicionamento estratégico nos últimos anos, os sistemas de RH se tornaram ferramentas indispensáveis. Afinal, enquanto personagens dos planos organizacionais, os recrutamentos, avaliações, treinamentos e afins precisam oferecer uma resposta compatível com os padrões atuais de eficiência e agilidade.


Isso passa por reduções na burocracia e na carga de trabalho para concluir tarefas, além de melhorias na gestão de pessoas e de informações. O que, assim como em outras áreas, apenas será possível se os profissionais incorporarem a tecnologia ao processo, com as HR Techs..


Para entender um pouco mais sobre os benefícios dos softwares, continue a leitura deste conteúdo. Ao longo do texto, você encontrará as principais consequências de implementar um sistema de RH. Não deixe de conferir!


Qual é a importância dos sistemas de RH?


A transformação digital mudou a maneira como tarefas, funções e profissões são exercidas no dia a dia. Diversas ações já foram integralmente delegadas para os meios de informática.


O motivo dessa mudança é que a tecnologia cria valor para os indivíduos, em termos de agilidade, satisfação, flexibilidade etc. Do contrário, não haveria o menor sentido em mudar, não é mesmo?


Acontece que, e aqui está a verdadeira dor de cabeça dos gestores, quando parte dos agentes econômicos atinge um novo patamar de atendimento às necessidades e desejos dos consumidores, surge a expectativa de que os demais sigam pelo mesmo caminho.


Nasce, portanto, uma pressão de fora para dentro por transformações nos negócios. O que afetará, sobretudo, os departamentos estratégicos para o resultado empresarial, como é o caso do RH.


O setor terá de recrutar, avaliar, treinar e satisfazer demandas em conformidade com as expectativas de uma sociedade pós-transformação digital. Afinal de contas, haverá um desnível de uma década entre quem incorpora as tecnologias mais atuais e quem ainda utiliza soluções do passado.


Sendo assim, os sistemas de RH podem ser caracterizados como fatores cruciais para o sucesso empresarial. Sem esse tipo de solução, o setor será menos competitivo e, consequentemente, prejudicará os resultados da organização.


Quais são os benefícios de contar com sistemas de RH?


Incorporar a tecnologia produz melhorias significativas nas empresas, as quais podem ser mensuradas objetivamente por indicadores de desempenho. Entre os benefícios, verifica-se o seguinte.


Economia de recursos


Permitir que o setor cumpra suas tarefas consumindo menos mão de obra e recursos. Com efeito, a quantidade de colaboradores e horas extras necessárias para concluir recrutamentos, seleções, avaliações e outros processos será minimizada.


Além disso, existem os reflexos decorrentes da melhoria de outros indicadores. Por exemplo, ao usar a tecnologia para encontrar um profissional com o perfil técnico e cultural adequados, diminui-se o risco de substituição no futuro.


Redução da burocracia


Simplificar processos, reduzindo o número de etapas e ações necessárias para a conclusão de tarefas e objetivos. Um exemplo é o envio de convites para entrevista que, no passado, exigiam diversos contatos telefônicos e hoje podem ser encaminhados, automaticamente, com alguns poucos cliques.


Processo de recrutamento e seleção mais focado


Restringir os processos de recrutamento e seleção aos profissionais que realmente interessam à empresa. Isso é feito pela definição de critérios e triagem de currículos, de modo que apenas os candidatos filtrados passam para as etapas que demandam um maior esforço dos analistas de RH.


Obter informações mais precisas


Armazenar e compartilhar dados com maior eficiência, garantindo que as informações necessárias para tomar decisões estejam sempre disponíveis. A ideia é que os sistemas utilizem uma metodologia previamente estabelecida, construindo o arquivo de maneira mais precisa.


No entanto, essa confiabilidade não se traduz em rigidez. Os melhores sistemas trazem certa flexibilidade para se trabalhar informações relevantes para as necessidades específicas da empresa.


Existe o respeito ao que varia entre as organizações, como perfil para vaga, competências técnicas e comportamentais, fit cultural, nível de exigência, especializações, gaps internos etc.


Centralizar os dados sobre os processos


Reunir os dados sobre processos em um único local, de modo que os profissionais de RH saibam exatamente onde encontrar as informações pertinentes para tomar decisões e concluir tarefas. Os sistemas centralizam a comunicação sobre um projeto ou processo, facilitando a execução e, principalmente, o controle das atividades.


Produzir estatísticas


Cruzar informações e produzir relatórios relevantes para o setor, seja para acompanhar a evolução de indicadores ou gerar insights valiosos para melhoria dos processos no futuro.


Melhorar a tomada de decisões


Somar informação, foco e redução de carga de trabalho para produzir decisões mais corretas. Assim, como hoje o setor está cada vez mais próximo do nível estratégico, os sistemas de RH contribuem para o sucesso organizacional, recrutando, treinando e avaliando de forma efetiva.


Como escolher um sistema de RH?


Para contar com os benefícios mencionados, é importante realizar uma boa escolha quanto ao sistema. Então, nesse último tópico, você encontrará 4 características que serão diferenciais para a melhoria dos processos de RH, tomando o software de recrutamento e seleção como referência. Confira!


Centralização


A tecnologia deve realmente concentrar as informações sobre o processo, suas tarefas, andamentos e estágio de conclusão. Por exemplo, em um recrutamento, é importante que as vagas abertas em todos os sites possam ser manipuladas em um único local.


Automatização


Os profissionais de RH precisam focar em tarefas que demandam consideração, inteligência e criatividade. Quanto mais o software concentrar as ações repetitivas, mais as chances de boas decisões aumentam.


Um exemplo é o da triagem de currículos. Ao reduzir o volume, os responsáveis pela contratação podem focar nos poucos candidatos que realmente suprirão as necessidades da empresa. Logo, haverá tempo para aplicar critérios de avaliação e testes mais aprofundados.


Gestão à vista


Não basta coletar informações, a apresentação é fundamental. Os dados precisam ser transformados em gráficos, dashboards, quadros e outros elementos visuais que facilitem a compreensão e estejam sempre à disposição dos responsáveis. Trata-se da aplicação do conceito de gestão à vista.


Uso de indicadores


A solução digital precisa estar integrada aos indicadores utilizados nos processos, permitindo a melhoria das práticas do RH. Por exemplo, ao recrutar, é importante saber quantas vagas foram fechadas, o cumprimento de prazos, os custos etc.


Sendo assim, os sistemas de RH contribuirão para que a empresa melhore a eficiência dos processos e aumente sua capacidade de competir com os demais atores do mercado.


Fonte: kenoby.com


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page