top of page

RH Generalista ou RH Especialista? Entenda as diferenças




Por mais que as empresas valorizem profissionais que tenham um profundo conhecimento de sua área de atuação, talentos com visão ampla, que saibam de tudo um pouco, também encontram espaço no mercado de trabalho, e na área de recursos humanos não é diferente.


Pesquisas mostram que o chamado RH Generalista, conhecedor dos principais processos e políticas de gestão de pessoas, tem lugar certo nas pequenas e médias empresas – as chamadas PMEs – ou ainda em startups, que estão estruturando seus departamentos de RH.


Por outro lado, o RH Especialista, seja em remuneração, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários ou recrutamento, conta com um bom índice de empregabilidade, especialmente em companhias cujos RHs possuem um trabalho bem segmentado.


Diante disso, muitos estudantes, ou até executivos experientes, ficam em dúvida quanto a que carreira seguir ou qual opção define sua trajetória: RH Generalista ou RH Especialista?


Para sanar essa dúvida, listamos a seguir as principais diferenças entre esses profissionais.


RH Generalista


O profissional de RH Generalista é aquele que consegue assumir diversas responsabilidades no seu trabalho, sejam elas estratégicas ou burocráticas. Através de cursos, job rotation ou trajetória diferenciada de carreira, esse profissional pôde ter contato com as mais variadas políticas e práticas de gestão de pessoas.


O RH Generalista possui uma visão ampla de sua área de atuação e também do negócio que move a empresa. Ele tem uma boa noção do que se passa em outros setores para poder se comunicar com eles. Sendo assim, é comum encontrar esse profissional em posições de liderança ou no papel de business partner.


Embora seja taxado de superficial, o RH Generalista conta com bagagem e currículo para merecer esse título e por lidar com diferentes desafios em sua rotina, a exigência faz com que ele busque desenvolver novas habilidades e competências, dentro ou fora do RH.


Em tempos de redução de custos, em que fazer mais com menos se tornou um imperativo, o profissional de RH Generalista vêm ganhando destaque no mercado e encontra boas oportunidades em companhias de diversos setores, especialmente nas já citadas PMEs.


RH Especialista


Mesmo com a ascensão do RH Generalista, o profissional de RH Especialista continua encontrando seu espaço no mercado. O setor de remuneração e benefícios, por exemplo, que tem sido muito cobrado por resultados, carece de talentos entendedores do assunto.


Conhecedor ou expert de uma determinada frente de gestão de pessoas, o RH Especialista tem respostas prontas e bastantes assertivas para os desafios que encontra no trabalho. Tal habilidade costuma ser muito valorizada em grandes empresas ou ainda em consultorias de recursos humanos.


Dentre os profissionais de RH Especialistas mais valorizados do mercado, destacam-se os que atuam com remuneração e benefícios e também com desenvolvimento de pessoas. Ambos compartilham a missão de implantar ações que extraiam o que há de melhor dos colaboradores em termos de produtividade, mas sem deixar de compensá-los e retê-los.


RH Generalista ou RH Especialista?


Para os que seguem ou almejam a carreira de RH Generalista, a palavra de ordem é diversidade, tanto de conhecimento quanto de negócios. A esse gestor, cabe a tarefa de se movimentar e dialogar com diferentes executivos da empresa e propor soluções que beneficiem a todos.


Ao RH Especialista, cujo desafio é se tornar uma referência no seu campo de atuação, resta o compromisso de se especializar constantemente e acompanhar as tendências do mercado, sem deixar de lado as necessidades da companhia em que atua. Por isso, é importante seguir o exemplo do RH Generalista e ter um bom conhecimento do negócio em que a empresa está inserida.


Dessa forma, os profissionais, tanto generalistas quanto especialistas, poderão cumprir o propósito que têm em comum, que é tornar a área de gestão de pessoas cada vez mais estratégica e relevante.



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page