top of page

RH Digital: as principais tendências na gestão de pessoas.



O mercado de trabalho está repleto de profissionais cada vez mais engajados com as tecnologias


A gestão de pessoas passa por atualizações constantes devido ao dinamismo dos diversos comportamentos e perfis profissionais. Com os avanços tecnológicos, o departamento de Recursos Humanos (RH) passa por uma modernização e ganha mais velocidade em seus processos para se adaptar aos novos talentos. Identificada essa forte tendência das soluções tecnológicas presente na rotina corporativa, aparece a figura do RH Digital, que já é uma realidade nas empresas.


Atualmente, o mercado de trabalho está repleto de profissionais cada vez mais engajados com as tecnologias e capacitados para utilizar os mais variados recursos. Por isso, resolvi listar as principais tendências do RH Digital na gestão de pessoas, entre as quais três se destacam para simplificar a rotina das empresas e dos colaboradores:


Gestão de pessoas nos dispositivos móveis


A gestão de pessoas envolve muitos procedimentos, e um deles é a composição da folha de pagamento no que diz respeito ao controle de ponto, envolvendo hora extra e ausências, por exemplo. Para garantir comodidade, praticidade e segurança na gestão de pessoas, uma das soluções é a tecnologia na ponta dos dedos, do inglês mobile first, que evita os gargalos no fechamento mensal. Hoje, no mercado de tecnologia, já existem empresas que oferecem o controle de ponto via aplicativo, garantindo mais transparência, visto que a jornada de trabalho dos colaboradores é feita em tempo real.


A tecnologia funciona por meio do registro do ponto feito diretamente pelo smartphone do colaborador. Todas as informações passam por mecanismos de segurança para que sejam validadas, bem como validação da identidade do colaborador. Com isso, gestor e colaborador trabalham de forma tranquila com a certeza de que os dados foram computados corretamente. Além disso, o sistema permite a emissão de extratos com todos os registros dos colaboradores para que a folha de pagamento seja composta rapidamente e sem erros.


RH Digital: perfis comportamentais


Para harmonizar o ambiente de trabalho é fundamental conhecer os diferentes perfis comportamentais para que as equipes possam desenvolver ações de forma competitiva no mercado de atuação da empresa. Para isso, existem plataformas digitais que analisam e cruzam dados com intuito de traçar os mais diversos perfis que se destacam por unir ciência comportamental, tecnologia e gestão. Como resultado, a empresa tem em mãos, ou melhor, na tela, perfis altamente detalhados de todos os colaboradores.


Esse tipo de tecnologia é um verdadeiro avanço para análise dos perfis comportamentais, pois auxilia de forma prática a formação estratégica de equipes. As atuais ferramentas oferecem dados concretos no que diz respeito à análise do capital humano, permitindo ao gestor e ao profissional de RH a tomada de decisão para aprimorar suas políticas internas e suprir necessidades pontuais da empresa.


A nuvem no RH Digital


Há pouco tempo, quando se falava em RH logo se pensava em pilhas e pilhas de papéis, os profissionais de RH e o gestor de pessoas passavam boa parte de seu tempo na empresa lidando com procedimentos altamente burocráticos, sem conseguirem concentrar esforços no capital humano. Contudo, graças à tecnologia, essa realidade mudou. Hoje, o RH pode contar com softwares que fazem o trabalho burocrático e pesado de forma automática, simples e segura. Além disso, tudo fica armazenado e disponibilizado na nuvem, isso significa um grande passo na modernização dos processos internos.


Com todos esses recursos, a gestão de pessoas fica voltada ao que o próprio nome sugere: focada no aperfeiçoamento dos colaboradores para que se tornem profissionais com valores alinhados aos valores da empresa e engajados para um desempenho de alta performance. Por fim, o RH Digital oferece uma gama de facilidades para a gestão de pessoas e outras muitas soluções, que são lançadas no mercado com o objetivo de otimizar os procedimentos com segurança, praticidade e economia nas relações profissionais.


Por Bianka Carbonieri – gerente de conteúdo da Oitchau



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page