O que é Sistema de Gestão de Pessoas e quais seus benefícios
- ComercialAD
- 11 de jul. de 2019
- 4 min de leitura

Você já ouviu falar, mas sabe o que é sistema de gestão de pessoas? Entende quais as vantagens a tecnologia pode oferecer para seu negócio? Indo bem direto ao assunto, é sobre isso que falaremos nas próximas linhas deste artigo.
O que é sistema de gestão de pessoas?
O sistema de gestão de pessoas é uma tecnologia que auxilia a equipe de RH a controlar todas as tarefas operacionais do setor, como:
aplicar, monitorar e arquivar os diferentes tipos de avaliação de desempenho;
plano de carreira;
treinamentos;
feedbacks;
pacotes de remuneração, entre outras.
Com um sistema de gestão de pessoas disponível, não faz mais sentido gastar horas e horas com processos manuais, sendo que existe a opção de automatizá-los e tornar a rotina mais dinâmica.
Além de administrar essas práticas, um sistema de RH também é uma alternativa eficiente para manter a empresa competitiva em relação à concorrência e alinhada com as melhores práticas do mercado.
Quem vivencia o dia a dia e sabe da importância do RH, sabe o quanto pode ser difícil lidar com o alto volume de tarefas e oferecer apoio estratégico às decisões da alta liderança.
Mesmo assim, muitos profissionais do setor ainda se perguntam sobre o que é sistema de gestão de pessoas e se vale mesmo a pena investir em um.
Funciona mesmo?
Não é verba mal utilizada?
Bom, agora que você entendeu o que é sistema de gestão de pessoas, para deixar as vantagens mais evidentes, listamos a seguir 7 motivos para um departamento de RH estratégico, aderir a essa tecnologia. Confira!
Leia também: Conheça o novo papel dos recursos humanos nas organizações
As vantagens de um sistema de gestão de pessoas
1. Tornar os processos de RH mais eficientes
Em um sistema de gestão de pessoas, as informações de todos os funcionários da empresa ficam centralizadas em uma única plataforma, eliminando a necessidade de utilizar dezenas de planilhas de controle.
Com isso, o Big Data no RH e a gestão desses dados, se torna mais eficiente, possibilitando consultas mais rápidas.
Em questão de segundos, é possível ter acesso a:
descrição do cargo;
salário;
treinamentos;
plano de carreira de um funcionário específico, por exemplo.
Outra vantagem de conhecer o que é sistema de gestão de pessoas, é o auxílio na definição das prioridades do departamento.
Com menos tempo sendo gasto em tarefas operacionais, sobra mais tempo para o departamento prestar apoio estratégico às lideranças, contribuindo para a evolução da organização em aspectos como gestão de clima organizacional e comunicação interna, por exemplo.
2. Melhorar o nível de colaboração dos funcionários
Ao implementar um sistema de gestão de pessoas, é possível disponibilizar aos colaboradores um acesso para que eles consultem suas próprias informações, como:
metas;
avaliações;
cursos e outros dados importantes da ficha corporativa.
Isso aumenta a produtividade e o engajamento, já que toda essa informação evidencia para os funcionários:
quais resultados eles precisam entregar;
quais foram seus erros;
quais foram seus acertos.
O compartilhamento desses dados com a equipe também agrega mais transparência às políticas de RH da empresa, fortalecendo a cultura organizacional e tornando o ambiente mais saudável.
Leia também: Qual o papel e a diferença de clima e cultura organizacional
3. Identificar talentos dentro da empresa
Um sistema de gestão de pessoas ajuda a documentar e identificar quais são as principais características e conquistas de um colaborador dentro de sua trajetória profissional.
Esses dados são úteis, por exemplo, para reconhecer aqueles que apresentam as habilidades necessárias para uma posição de liderança, por meio das avaliações de gestores e pares.
Tudo isso auxilia o RH em uma de suas principais tarefas: a retenção de talentos.
Um sistema automatizado aumenta a precisão das avaliações, ajudando o departamento a reconhecer aqueles que realmente são os melhores membros da equipe.
Dando o devido valor a esses profissionais, eles dificilmente buscarão outros rumos fora da organização.
4. Melhorar o desempenho dos funcionários
Da mesma forma que ajuda a identificar os melhores talentos, o sistema de gestão de pessoas também é muito útil para descobrir quais colaboradores estão rendendo abaixo do esperado.
Nesses casos, é preciso chamá-los para uma conversa e entender a situação a fundo. Com isso, será possível selecionar quais treinamentos corporativos serão mais adequados para resolver essas dificuldades.
Isso só é possível porque o sistema de gestão de pessoas reúne todas as informações sobre a avaliação de performance do colaborador em uma única plataforma.
Devido à praticidade da tecnologia, os gestores conseguem oferecer uma visão detalhada sobre o histórico e as habilidades do funcionário em questão. Em métodos manuais, esse processo seria muito mais lento e impreciso.
5. Garantir o alinhamento das metas
Toda equipe tem metas e, quanto mais formalizadas e bem definidas elas forem, melhor para a empresa.
Para que o trabalho de todos na organização gere resultado, é preciso fazer um acompanhamento dos objetivos traçados.
Desse modo, caso eles não estejam sendo atingidos, será possível rapidamente ajustar a rota no meio do caminho. É aí que entra o papel do que é sistema de gestão de pessoas.
Com as metas de cada funcionário documentadas em uma única plataforma, elas ficam muito mais nítidas para todas as partes envolvidas:
colaboradores;
gestores;
RH.
Comentarios