top of page

O QUE O PROFISSIONAL DE RH DEVERIA SABER SOBRE O FUTURO DA PROFISSÃO



As pessoas são parte fundamental de qualquer empresa e a gerenciá-las é um desafio e tanto para os profissionais de Recursos Humanos. A função destes profissionais é garantir que os melhores colaboradores sejam contratados e trabalhem em harmonia, independente do setor de atuação. Por isso, o RH precisa estar sempre atualizado e preparado para novas responsabilidades, visto que a tecnologia impactou a realidade dessa profissão, desde os processos executados aos relacionamentos entre as pessoas de uma corporação. Há mais poder sobre a informação, possibilidades de escolha e independência para os trabalhadores. O papel do RH do futuro é gerenciar essa independência de forma benéfica para a empresa e o profissional.


Recrutamento global


A gestão de Recursos Humanos expandiu seus limites com o aprimoramento das ferramentas online e passou a atuar globalmente no processo de recrutamento. Os novos recursos possibilitam recrutar profissionais de diferentes lugares e múltiplas formações. Essa mudança acrescenta mais diversidade e especialização na hora de contratar. Exige, também, um maior entendimento sobre diferentes culturas e particularidades de cada local para adaptação das políticas de Recursos Humanos diante diferentes realidades.


Ampliando as possibilidades


Contar com profissionais de qualquer lugar possibilita também trabalhar de qualquer lugar. Para isso, é dever do Recursos Humanos ter as ferramentas adequadas para o trabalho em equipe, mesmo que seja à distância. Isso significa estar atualizado sobre os assuntos ligados à tecnologia da informação, como Big Data, armazenamento em nuvem, mídias sociais e ferramentas de logística para controle e execução de tarefas rotineiras. A construção deste ambiente corporativo se estabelece não somente por meio do departamento de Recursos Humanos, mas a partir da atuação junto às  áreas de Marketing, Comunicação e Administração.


Análise mais completa


A tecnologia é uma aliada também na hora de medir o desempenho da equipe de profissionais de uma empresa. Mais que um número, cada membro do time pode ser avaliado por meio de análise de sua personalidade, preferências pessoais e indicadores de eficácia e produtividade, de acordo com suas metas de trabalho. Isso ajuda a superar a comum subjetividade na hora de avaliar o pessoal contratado e incide, também, na redução da parcialidade ao definir a qualidade do trabalho desempenhado por cada colaborador. Aumenta-se a meritocracia e amplia-se a possibilidade de feedbacks e investimentos mais assertivos.


Rede de colaboradores


Conhecer o perfil dos profissionais e gerenciá-los com os recursos atuais possibilita a estruturação de uma rede de funcionários mais atuante e acessível. Desta forma, a comunicação entre diversos setores da empresa fica mais prática e possui mais incentivo. Forma-se uma infraestrutura mais colaborativa, criativa e amplia-se o poder dos funcionários, que mais informados passam a atuar mais na empresa e nas tomadas de decisão. Tornam-se, portanto, parte da estratégia, com mais conhecimento sobre processos e negócios.


Dados protegidos


O profissional de Recursos Humanos está acostumado a trabalhar com dados confidenciais. E neste ponto, a tecnologia também é uma aliada. Vazamentos e roubos de dados são cada vez mais fáceis de rastrear, sendo possível estabelecer limites de acessos em ferramentas de gestão que são acessadas remotamente ao mesmo tempo por diversos profissionais. Para isso, utiliza-se a tecnologia do Cloud Computing como forma de preservar as informações de uma corporação.


Prepare-se para um futuro de inovação e produtividade


O futuro do profissional de Recursos Humanos já é realidade em empresas de todo o mundo. As ferramentas disponíveis cada vez mais destacam seu papel no planejamento estratégico, por meio de ações mais assertivas e gerenciamento mais efetivo. Cabe ao departamento, a busca da tecnologia para se adequar as tendências da área. O resultado será um melhor conhecimento do trabalho desempenhado na empresa e, consequentemente, mais produtividade.


Fonte: previsc.com.br


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page