top of page

O que acontecerá com o eSocial?

  • 5 de set. de 2019
  • 1 min de leitura



Os profissionais de Departamento Pessoal e empregadores de todo Brasil estão na mesma expectativa, o que acontecerá com o eSocial?


Muito falou-se sobre sua exclusão, porém o Comitê Gestor já confirmou que o eSocial não será extinto, e sim, simplificado.


O mês de setembro já chegou, e todos estão esperando a publicação do ato normativo conjunto que disciplinará a forma de envio das informações ao eSocial, bem como o cronograma de substituição ou eliminação das obrigações acessórias existentes (CAGED, RAIS, DIRF…).


Enquanto esperam as próximas etapas da simplificação do eSocial as empresas devem ficar atentas, pois o eSocial não está suspenso!

Todas as empresas já têm obrigações relacionadas ao eSocial e devem continuar cumprindo-as. Somente o Grupo 4 – órgãos públicos e organizações internacionais – que estão aguardando uma definição do prazo para iniciar essa obrigação.


O fato é que o eSocial continuará, com o mesmo nome ou com um novo, e os profissionais de Departamento Pessoal não podem mais exercer sua profissão sem conhecer essa obrigação.


O que foi aprendido até hoje não será desperdiçado e será preciso se adaptar também ao que está por vir.


Mas atenção! Não dê crédito a todas as notícias que saem sobre o eSocial, considere somente as publicações oficiais do Diário Oficial da União, do Portal do eSocial, do Portal Sped e do site da Receita Federal do Brasil.


Um abraço,


Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo Nith Treinamentos.



Posts recentes

Ver tudo

Comentários


© Copyright - AD Informática

bottom of page