Clima organizacional e a satisfação do empregado no trabalho
- ComercialAD
- 26 de jul. de 2019
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O clima organizacional é algo não muito palpável, mas representa a atmosfera social reinante dentro da organização e é um fator a ser levado em consideração quando pensamos na satisfação do colaborador no trabalho. Já que o clima dentro da organização pode ser percebido através do comportamento dos colaboradores e da forma como estes percebem a empresa na qual estão inseridos e de como se sentem naquele ambiente.
Podemos dizer que o clima organizacional é a expressão das percepções, dos sentimentos e das atitudes dos colaboradores diante de aspectos como: valores; políticas; práticas de gestão de recursos humanos; forma de relacionamento entre os colegas; e, das políticas da empresa ao estabelecer metas e retribuir pelo alcance delas.
O clima organizacional é percebido não só na forma como as pessoas interagem dentro da organização, mas também com os clientes e fornecedores externos, assim como no grau de satisfação dos colaboradores em fazer parte daquele ambiente. Assim, o clima organizacional é a expressão do ambiente interno existente entre os membros da organização e está intimamente relacionado com o grau de satisfação, motivação e desempenho dos seus participantes.
Quando existe um bom clima na organização, a tendência é que a satisfação das necessidades pessoais e profissionais sejam realizadas, o que se traduz em relações de satisfação, de animação, interesse e colaboração no trabalho. Contudo, os colaboradores também podem perceber seu ambiente de trabalho como desagradável, agressivo ou frio, tendo uma percepção negativa do clima organizacional.
Quando o clima é tenso, ocorre frustração das necessidades dos colaboradores, causando descontentamento e podendo levar ao desinteresse, apatia e, em casos mais extremos, a estados de agressividade e inconformismo e a situações em que os membros se defrontam abertamente com a organização, por exemplo, no caso de greves, boicotes, entre outros.
Para que a empresa possa atingir bons resultados, é necessário que os gestores conheçam o conceito de clima, avaliem e busquem gerenciar o clima organizacional de forma que este satisfaça as necessidades dos membros da organização e funcione como um instrumento de agregação e motivação dos colaboradores.
O clima organizacional é algo complexo e abrange a percepção dos colaboradores em relação a algumas dimensões, como:
Sentimento de limitação por parte dos colaboradores em relação a regras, procedimentos e políticas da organização;
Grau de responsabilidade que os colaboradores percebem que tem para tomar decisões sem consultar superiores;
Percepção dos colaboradores em relação à forma como estão sendo recompensados;
Receptividade e apoio em relação às outras pessoas na organização;
Aceitação em relação à liderança;
Percepção sobre o sistema formal e a estrutura da organização (comunicação, remuneração, etc.).
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