top of page

Seguro saúde: entenda as vantagens reais para uma empresa

As empresas estão apostando cada vez mais no seguro saúde para conseguir atrair e reter os melhores talentos do mercado


Apostar no seguro saúde para os funcionários é praticamente uma ação para aumentar a vantagem competitiva da empresa.


De acordo com dados revelados pela CNT/MDA, 42% da população brasileira apontam a saúde como fator de maior preocupação em suas vidas.


Isso mostra que, de modo geral, a maioria dos colaboradores da empresa possui uma preocupação grande com a saúde.


Sendo assim, as empresas estão apostando cada vez mais no seguro saúde para conseguir atrair e reter os melhores talentos do mercado. E a estratégia parece estar dando certo.


Seguro de saúde mata dois coelhos com uma cajadada só


Ao oferecer este benefício para os funcionários, a empresa investe na saúde de seus colaboradores e na sua saúde financeira ao mesmo tempo. Afinal, consegue diminuir a taxa de absenteísmo bem como a rotatividade de funcionários. Isso irá impactar diretamente na produtividade e redução de custos.


Grosso modo, esse tipo de seguro funciona como uma cobertura das despesas médicas, hospitalares e odontológicas para os colaboradores.


Nesse caso, o colaborador escolhe o profissional de sua confiança para ser atendido. E então é reembolsado com os gastos que teve.


Diferença entre seguro saúde e plano de saúde


Embora na teoria a ANS (Agência Nacional de Saúde) não faça nenhuma distinção entre o seguro de saúde e o plano de saúde, na prática eles possuem diferenças relevantes.


O principal ponto que difere um do outro é o reembolso. Por exemplo, no plano de saúde, o colaborador precisa escolher os profissionais que aceitam a cobertura do plano enquanto que no seguro saúde ele pode escolher qualquer profissional.


Isso porque o seguro saúde, conforme já antecipamos, funciona com reembolso. Portanto, o colaborador paga pela consulta ou pelo exame e é reembolsado pela seguradora.


Além disso, o seguro saúde também oferece uma rede referenciada, com uma gama de profissionais prestadores de serviços. Nesse caso, não é necessário que o colaborador apresente nota fiscal para conseguir o reembolso.


Principais benefícios do seguro saúde


Além da liberdade da escolha, o seguro saúde ainda apresenta diversos outros benefícios para o colaborador da empresa. Por exemplo:


Espera menor por atendimento médico


Um dos pontos negativos de um plano de saúde é o tempo de espera. Em muitos casos, para autorizar um exame ou até mesmo um procedimento é preciso esperar meses.


Com o seguro saúde isso não acontece. Afinal, como o segurado possui a opção de escolher alguns serviços particulares, ele geralmente é atendido pelo profissional bem mais rapidamente.


Portanto, o funcionário não vai precisar agendar uma consulta com meses de antecedência, tirando totalmente a preocupação dele com o agravamento de uma doença.


Liberdade em escolher os melhores profissionais


Um outro ponto que chegamos a antecipar está relacionado à liberdade de escolha. Essa liberdade permite que o funcionário passe com o profissional de sua confiança;


Exclusividade dos serviços


Enquanto os planos de saúde oferecem um serviço comum a todos os colaboradores da empresa, o seguro saúde consegue criar uma personalização nos módulos de cobertura.


De acordo com a própria ANS, há uma maior facilidade no caso do seguro saúde em ajustar o benefício com as necessidades de cada colaborador de forma personalizada.


Maior engajamento


Segundo um estudo da Harvard Business Review, o bem-estar e a saúde impactam diretamente o engajamento do colaborador com a empresa.


Isso sem contar que com os funcionários mais saudáveis, a companhia também terá mais agilidade por parte deles no término das tarefas.


Redução do absenteísmo


Um ponto que já destacamos também é a redução do absenteísmo que colabora para aumentar a produtividade da empresa.


Afinal, quando uma organização apresenta uma alta taxa de absenteísmo, além da produtividade é possível observar uma queda na qualidade do trabalho assim como uma alta no turnover, sobrecarregando toda a equipe.


Com o seguro saúde isso não acontece. E por essa razão, as empresas que investem neste benefício se destacam no mercado.


Dedução fiscal


Um outro benefício proporcionado pelo seguro saúde é a dedução fiscal. Portanto, tanto pessoa física quanto jurídica podem se beneficiar desse abatimento no IR.


Dependendo do caso, um segurado pode ter no ano reembolso do IR retido na fonte caso tenha usado o seguro saúde. Tudo dependerá, é claro, do valor gasto.


No entanto, o incentivo fiscal coloca o seguro saúde como um dos benefícios mais vantajosos dentro da empresa.


De qualquer forma, para as empresas obterem todas essas vantagens que um seguro saúde oferece têm de entrar em contato com corretores de seguro, empresas especializadas em benefícios corporativos. Não há como contratar um seguro saúde direto com uma seguradora.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page