ComercialAD
22 de abr de 20191 min
Várias empresas recebem, diariamente, muitos currículos em sua caixa de e-mails. Neste momento, por exemplo, você pode estar tentando conseguir uma oportunidade profissional, mas não tem retorno das empresas.
Neste artigo, vamos mostrar para você o que o recrutador analisa em um currículo e o que você pode fazer para melhorá-lo. Se liga aí:
A falta de resposta – ou até uma resposta negativa educada por e-mail – é frustrante, mas você já parou para pensar que seu currículo pode não estar chamando a atenção do recrutador? Em primeiro lugar, é importante se atentar à gramática. Textos mal escritos, erros de português e formatação confusa dificilmente passam impunes.
Em um primeiro momento, é comum que o currículo seja observado pelos recrutadores de forma panorâmica, para que sejam captados padrões na trajetória do candidato.
De forma geral, lacunas temporais, mudanças, promoções e outros episódios da sua trajetória certamente serão observados imediatamente – e é bom estar pronto para explicá-los de forma consistente numa eventual entrevista.
Outro ponto bastante interessante e que pode parecer irrelevante para o candidato é o seu endereço residencial. Para os recrutadores, o endereço do candidato é um dos primeiros dados checados no currículo. Empresas preferem candidatos que moram perto do trabalho.
Em sua leitura dinâmica, os olhos do recrutador podem procurar no seu currículo alguns termos específicos da vaga que ele precisa preencher.
Um exemplo: vai se candidatar a uma oportunidade na área de tecnologia? É melhor que termos ligados à sua área, como HTML, CSS ou WordPress sejam mencionados.