ComercialAD

21 de jun de 20192 min

Fechamento do Ponto de 01 a 31 do mês

Muitas empresas que pagam o salário dos empregados no último dia do mês adotam a prática de fechar o ponto quebrado, geralmente do dia 25 ao dia 24 do próximo mês, assim têm tempo de fecharem a folha de pagamento com mais calma e atenção.

Mas essa prática está amparada pela legislação trabalhista e previdenciária?

Legalmente não está correta, pois o INSS e FGTS são regimes de competência, assim devem ser apurados sobre as remunerações devidas dentro do mês.

Dentro das “perguntas frequentes” disponível no Portal do eSocial a pergunta 04.65 esclarece que o controle de jornada do mês deve ser de 01 a 31.

Artigo 459 da CLT estabelece que o pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade de trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.

Então muita atenção!

Esta situação de fechamento do ponto fora do período que determina a legislação suscita alguns pontos a serem observados:

a) Não haverá um controle de jornada no eSocial, pelo menos no início: assim, o governo, em tese, não saberá se você está fechando o ponto de 25 a 24 ou até mesmo no mês anterior. Entretanto, dá pra ficar tranquilo com isso? Não, pois a qualquer momento o eSocial poderá exigir o controle de ponto, incluindo horas extras e comissões.

b) Não deixe horas extras aparecerem na folha no mês em que o empregado está de férias: se isso acontecer, é fatal que você está fechando o ponto em períodos anteriores ao mês. Afinal, se o empregado está de férias, como poderia estar fazendo horas extras?

c) Feche o ponto duas ou 3 vezes por mês: eu sei que dá trabalho, mas se você fechar e já lançar as horas extras, faltas, comissões etc… do dia 01 a 10, depois do dia 11 a 20 e depois do dia 21 a 30, vai se acostumando e no dia de fechar a folha fica mais tranquilo.

d) Para quem paga a folha antes do 5º dia útil do mês seguinte: se sua empresa paga os salários dentro do mesmo mês, pode continuar a fazê-lo.

Então muito cuidado se você adota essa prática!

Um abraço,  

Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo Nith Treinamentos.

Fonte: www.zenaide.com.br

#adinfosrt #fechamentodoponto

    1580
    0