Interaja conosco através de nossas redes sociais

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

Atendimento

Seg - Sex: 08h às 18h

Fone: (75) 3482-2704 ou (75) 3623-5456

© Copyright - AD Informática

Saiba quais são os critérios para a análise de resultados no recrutamento e seleção




A análise de resultados é uma grande aliada quando o assunto é recrutamento e seleção com qualidade. Para atrair, selecionar e contratar os melhores candidatos, o RH deve verificar constantemente se os processos estabelecidos cumprem com os objetivos propostos.


Ao investir em inovação e utilizar ferramentas que ajudam nessa análise, o RH otimiza suas táticas e oferece resultados mais efetivos. Entre eles, está a formação de equipes com fit cultural — um grande diferencial em áreas e empresas de sucesso.


Para que a estratégia dê certo, é preciso conhecer os critérios utilizados para um recrutamento eficiente, capaz de contratar os melhores perfis para a organização e elevar os resultados do negócio. Interessou-se pelo assunto? Então, não perca a leitura!


A importância de um recrutamento com qualidade


Quando o RH prioriza um processo seletivo de qualidade, a empresa se beneficia nos seguintes aspectos:


  • redução do turnover;

  • aumento da motivação;

  • produtividade elevada;

  • engajamento;

  • clima interno favorável.


Contudo, existem pontos importantes a serem considerados para o sucesso do recrutamento.

Planejamento


É necessário planejar cada etapa do processo para que todas sejam realizadas de forma eficiente. Com planejamento, o RH fica mais seguro durante os procedimentos e se preocupa somente com o objetivo final.


Automação


Contar com sistemas digitais para recrutar os melhores candidatos vai otimizar o processo seletivo. As plataformas de R&S estão cada vez mais intuitivas e avançadas, com recursos que auxiliam os profissionais de RH na efetividade de suas escolhas.


Análise de resultados


Acompanhar, medir e analisar os pontos fortes ou a serem desenvolvidos em cada etapa são cuidados importantes para aperfeiçoar a seleção de candidatos na empresa. Os dados armazenados no sistema de cada fase ajudam a melhorar os resultados dos próximos processos.


Os critérios que demandam atenção em um processo seletivo


Durante o planejamento das etapas de recrutamento e seleção, é interessante acrescentar algumas regras que melhoram a eficiência dos resultados e otimizam as atividades da área de Recursos Humanos. Vamos conhecê-los?


Comparar testes diferentes


Realizar testes no processo seletivo é a base para conhecer as competências dos candidatos. Ademais, os exames psicológicos fornecem informações importantíssimas sobre a personalidade do profissional.


Executar avaliações de acordo com a vaga ajuda o RH a tomar decisões mais efetivas. Portanto, escolha as mais compatíveis, aplique-as e depois faça uma comparação, verificando se o candidato foi sincero em seu currículo.

Cuidar para não realizar análises tendenciosas


Mesmo com um currículo excepcional e o candidato se mostrar perfeito em uma entrevista, o RH deve seguir todas as etapas predeterminadas. Assim, será possível obter informações completas e realizar uma seleção sem riscos para a empresa.

O RH deve ter o mesmo olhar para todos os candidatos. Nesse sentido, um sistema informatizado de recrutamento e seleção é muito importante, pois sua imparcialidade ajuda a fazer a melhor escolha.


Definir o perfil de acordo com a cultura organizacional


Para desenhar o melhor perfil, é necessário que o RH pratique e propague a cultura corporativa. Dessa forma, será mais fácil estabelecer os requisitos e encontrar um profissional compatível. O RH deve incluir o líder responsável pela vaga em todas as etapas — com essa ajuda, fica mais prático escolher o talento ideal.


Realizar uma análise final dos candidatos


Analisar cada profissional (seus pontos fortes e fracos) é importante para decidir pela opção mais adequada. Contudo, se a empresa deseja aumentar sua marca empregadora, não negligencie o feedback, pois essa etapa é significativa também para quem busca uma oportunidade.


Contar com a tecnologia como aliada


Uma plataforma digital de recrutamento e seleção é uma grande aliada quando o objetivo do RH é escolher os melhores profissionais. Isso porque utilizar a Inteligência Artificial para otimizar os processos traz grandes benefícios à área.

Um sistema com banco de currículos integrado e atualizado também aumenta as possibilidades de encontrar o candidato ideal com mais eficácia.


O recrutamento é eficiente quando a análise de resultados faz parte do processo. Portanto, contar com ferramentas que otimizem cada etapa aumentará a produtividade, a motivação e o engajamento da equipe, proporcionando resultados mais efetivos.


Escrito por Marcelo Braga

Fonte : www.reachr.com.br


#adinfosrt #criteriosrecrutamentoeselecao

379 visualizações