O futuro está acontecendo – Como estão as práticas de gestão de pessoas?


O futuro do trabalho já está acontecendo, tecnologias disponíveis criam possibilidades de novas interações entre pessoas e máquinas provocando a necessidade de transformação de práticas de gestão de pessoas e negócios


As tecnologias emergentes representam claros sinais de mudança e já são realidade. A utilização de Inteligência Artificial (AI) onde Robots no futuro serão vistos pelas pessoas como colegas digitais; Modalidades de interface entre pessoas e máquinas onde ver, ouvir e tocar, típicos sentidos humanos já são possíveis na interação pessoas-máquinas; formas seguras de registro de dados como Blockchain, que permite o acesso de dados transacionais de forma transparente e segura; e Realidade aumentada – onde se mesclam os mundos digitais e físicos.


Ao pensarmos o futuro do trabalho, fazendo a leitura sobre os sinais de mudança e suas possibilidades, onde as tecnologias se desenvolvem em ritmo acelerado criando novas formas e possibilidades de interação e trabalho, a questão é: Que ações concretas estão sendo tomadas neste sentido?


Sob o ponto de vista da gestão de pessoas, observo inúmeras possibilidades, abaixo menciono algumas com o intuito de ilustrar e provocar discussões:


Gestão de Talentos: A utilização de IA, com algoritmos bem definidos bem como utilizando ferramentas de “gamification” por exemplo já é possível a identificação mais assertiva de habilidades e competências dos profissionais, alinhamento cultural entre outros. Ferramentas que permitirão as organizações melhor capacidade de identificar talentos alinhado ao plano estratégico de negócios. Como consequência os processos de recrutamento e seleção e desenvolvimento de pessoas serão fortemente impactados.


Empoderamento e Colaboração: Novas estruturas organizacionais com processos descentralizados de tomada de decisão empoderando as pessoas serão fundamentais para sustentação dos negócios. Tecnologias e plataformas existentes podem facilitar as possiblidades de trabalho colaborativo, gestão de projetos e comunicação dentre outras, (Exemplos: Slack, Discord, Gtihub )


Conhecimento em Inteligência Artificial: Há muito a fazer no sentido de preparar as pessoas e organizações para seu correto entendimento e aplicação. Trata-se de tecnologia que se desenvolve de forma acelerada e, desde meu ponto de vista, pouco está sendo feito no sentido de sensibilizar pessoas e organizações para seu potencial, utilização e consequências. No futuro a relação pessoas-máquinas será diferente.


Mudanças significativas nos processos de avaliação de performance; de remuneração; meritocracia e igualdade de oportunidades; direitos e proteções dos trabalhadores e organização do trabalho são necessárias.


Em conclusão, é preciso que líderes estejam mobilizados no sentido que tomar as ações necessárias para que as organizações estejam preparadas. O futuro já está acontecendo, acelerar processos de transformação digital é fundamental.


Por Marcelo Couto, executivo de Recursos Humanos/ Gestão de Pessoas e Negócios

Fonte: Mundo RH


4 visualizações0 comentário