Liberação da versão do Gestão de Pessoas | HCM para atender o eSocial Simplificado


Conforme publicação do eSocial a partir de 10/05/2021 entra em produção a versão Simplificada S-1.0.

A versão S-1.0 teve campos, tabelas e leiautes excluídos reduzindo informações e consistências dos leiautes, o que torna o eSocial menos complexo, mas têm impacto nos processos das empresas que terão que fazer alguns ajustes necessários.

Exemplos:

  • Exclusão da tabela de horários - S-1050 – Com a exclusão deste leiaute, a empresa deverá enviar um descritivo da jornada contratada com o trabalhador.

  • Ampliação das informações enviadas no S-2190 para atender a CTPS Digital, entre outros.

  • O que também vai exigir readequação dos processos da empresa são as alterações na tabela de natureza de rubricas.

A Nota Orientativa S-1.0 - 01/21 esclarece as regras de convivência entre as versões 2.5 e S-1.0, bem como a nova data do período de convivência: 10/05/2021 a 09/03/2022.

  • As empresas terão até 03/2022 para se adaptarem a nova versão simplificada, com exceção da classificação tributária 22 – Empregador Segurado Especial com empregados que está obrigado a enviar os eventos periódicos na versão S-1.0 já a partir de maio/21.

  • Os eventos de SST também serão aceitos somente na versão S-1.0 mas poderão continuar a enviar os eventos de folha na versão 2.5 e apenas os eventos de SST na versão S-1.0.

  • O Grupo 4 – Órgãos Públicos também serão obrigados a entrar na versão simplificada S-1.0.

Tendo em vista o longo período de convivência entre as versões 2.5 e S-1.0, adequações de processos nos clientes e também as constantes alterações por parte do governo (Notas Técnicas e Orientativas), optamos em não liberar o envio na versão S-1.0 para as empresas que não estão na obrigatoriedade imediata de avançar para a nova versão.

Nesta versão está contemplado o envio dos arquivos na base de produção oficial, somente para as Empresas que estiverem nas situações abaixo:


Notícia relacionada ao(s) produto(s):

Gestão de Pessoas | HCM

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo