Confira 8 vantagens da tecnologia na gestão de pessoas



Para que o setor de Recursos Humanos seja verdadeiramente estratégico, a tecnologia na gestão de pessoas é fundamental. No entanto, muitas empresas ainda enfrentam o desafio de serem menos burocráticas. A utilização de ferramentas tecnológicas nos processos que envolvem a gestão de pessoas é uma grande aliada para os gestores de RH e possibilita melhorar os resultados da equipe, além de otimizar ferramentas e atividades.


Entre essas ferramentas, podemos citar sistemas de gestão, plataformas colaborativas, aplicativos, people analytics, e-learning e até redes sociais corporativas. Como você pode ver, são muitas as opções.


Continue a leitura e confira as principais vantagens de se usar a tecnologia na gestão de pessoas.


Organiza as informações


A área de Recursos Humanos lida diariamente com uma grande quantidade de informações. Se elas não estão devidamente organizadas, muitos processos se tornam lentos e, por vezes, ineficazes. O agrupamento de todas as informações importantes para o RH em um sistema único contribui com a eliminação de entraves que podem ocorrer na rotina de trabalho. Até as tomadas de decisão se tornam mais rápidas e precisas.


Lidar com múltiplos sistemas ou com nenhum gera problemas com incompatibilidade e perda de dados importantes. Torna-se mais difícil cruzá-los para obter informações que sustentem determinadas ações, como a contratação de novos profissionais.


Basta lembrar do momento no qual é feito o cálculo do salário dos colaboradores. Por meio de um sistema, é possível conectar os dados do controle de ponto à folha de pagamento e, dessa maneira, automatizar esse processo.


Integra softwares


A utilização de sistemas diferentes para diversos fins tende a consumir mais tempo de trabalho, pois dificilmente eles são integrados, mas a tecnologia para RH já oferece soluções nesse sentido, como os softwares de gestão.


Todo e qualquer investimento em ferramentas para administrar a gestão de recursos humanos deve ser feito com base em integração. De nada adianta ter sistemas que armazenam e produzem dados valiosos se eles não conseguem interagir.


Escolha ferramentas que consigam ser integradas a um sistema de gestão, pois as informações que elas produzem oferecem a base necessária para as melhores decisões — principalmente aquelas que envolvem mudanças. Além disso, ferramentas integradas geram economia com licenças, mão de obra e tempo de operação. Algumas atividades podem, inclusive, ser automatizadas.


Otimiza o tempo


A automação de processos em RH possibilita a otimização do tempo de trabalho. Além do exemplo do cálculo da folha de pagamento integrado ao controle de ponto, temos outros.


No que diz respeito ao processo de contratação de pessoas, uma ferramenta pode identificar, de maneira imparcial, as principais qualidades de cada candidato e ainda fazer um mapa comportamental.


Pesquisas de satisfação e avaliações de desempenho também podem ser feitas por meio dessas ferramentas de tecnologia na gestão de pessoas. Desse modo, você se antecipa aos problemas de comunicação e relação interpessoal.


No dia a dia, também é facilitado o gerenciamento de tarefas e equipe — reforçando a importância da integração de todos, inclusive de outros setores como financeiro e marketing.


Facilita a comunicação


Outra vantagem da tecnologia na gestão de pessoas é a facilitação dos processos de comunicação. Você pode criar um canal corporativo para a exposição permanente de normas, políticas e procedimentos.


Trata-se de uma medida simples, mas que é muito eficiente. Ela permite manter todos cientes de suas responsabilidades, além de reforçar quais são os critérios utilizados pela organização para tomar decisões.


Outras ferramentas tecnológicas podem ser adotadas para facilitar a comunicação, como mensageiros instantâneos. Eles reduzem os custos de assinatura de planos telefônicos e possibilitam o trabalho remoto.


Gestores e equipes tendem a trabalhar melhor quando a comunicação é fluida e acontece de modo mais natural.


Melhora o recrutamento


O recrutamento também ganha reforço por meio de tecnologias para gestão de pessoas. Ferramentas como people analytics e plataformas especializadas tornam esse processo ainda mais simples e preciso.


Um dos processos mais lentos, a triagem de currículos, pode ser feita de maneira automática e sem a intervenção humana. Em vez de analisar pilhas de papéis, os currículos são analisados via sistema.


Já as ferramentas de people analytics possibilitam a busca por talentos a partir de algoritmos pré-determinados. O funcionamento é simples! Sua empresa escolhe as habilidades e competências e o software faz a busca.


Em uma entrevista por vídeo, por exemplo, esse programa de computador pode fazer um mapeamento das principais expressões utilizadas para encontrar o profissional que preencha os requisitos da vaga.


Desenvolve pessoas


Aproveitando o gancho do tópico anterior, as ferramentas de people analytics também são excelentes para o desenvolvimento de pessoas. Uma vez que mapeiam habilidades e competências, podem indicar quais faltam em cada profissional.


Sua equipe pode elaborar programas de treinamento e desenvolvimento a partir das informações levantadas em sistemas como esse. Desse modo, torna-se possível nivelar o conhecimento da equipe para melhorar os resultados alcançados.


Engaja os colaboradores


Quando sua empresa investe no desenvolvimento dos colaboradores e, ao mesmo tempo, acerta na contratação de perfis que têm a ver com o fit cultural da empresa, aumenta o engajamento de todos os profissionais.


A melhora vem a partir de diferentes experiências. Uma delas é o ganho de autoconfiança, pois o colaborador que passa por um programa de treinamento e desenvolvimento se torna mais preparado — acreditando no próprio potencial.

Já as contratações feitas a partir de algoritmos diminuem consideravelmente a taxa de rotatividade, pois os profissionais chegam mais alinhados com o perfil da empresa. Eles também se integram rapidamente à equipe.


Oferece visão estratégica


Observe que todas as vantagens oferecidas pela tecnologia na gestão de pessoas converge para um ponto: a visão estratégica. Trata-se de algo essencial para o sucesso de sua empresa.


A visão estratégica é a capacidade de enxergar a realidade da companhia e do mercado e, diante do contexto, se preparar para o futuro. Por esse motivo, o RH é visto como uma área fundamental para qualquer organização.


Sua empresa também pode aproveitar as vantagens da tecnologia na gestão de pessoas e usar isso como diferencial competitivo.


Escrito por Marcelo Braga


Fonte : www.reachr.com.br


#adinfosrt #tecnologiagestaodepessoas

15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

DIRF 2021

Estão obrigadas a apresentar a DIRF 2021, de acordo com a Instrução Normativa publicada no Diário Oficial da União, “as pessoas físicas e as jurídicas que pagaram ou creditaram rendimentos em relação

Interaja conosco através de nossas redes sociais

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
hqdefault_edited_edited.jpg

© Copyright - AD Informática

Atendimento

Seg - Sex: 08h às 18h

Fone: (75) 3482-2704 ou (75) 3623-5456