Backup em nuvem: 8 razões para começar a utilizar hoje.


O backup é fundamental para manter as operações do negócio em caso de falhas na infraestrutura de TI. Todos equipamentos, por mais que estejam em boas condições, estão sujeitos a falhas. Para evitar dores de cabeça, é necessário planejamento e uma política de backup adequada para atender os requisitos do negócio. Esta política precisa levar em consideração itens como: tempo de retenção de dados, frequência de cópia e os dados que devem ser copiados.





São inúmeras as histórias de empresas que foram gravemente impactadas pela perda de dados ou que até encerram suas atividades pela simples falta de gerenciamento e monitoramento da solução.



Há uma frase famosa no mundo de TI que diz: backup nunca é demais. E de fato, diante de uma crise causada por uma indisponibilidade de um servidor, ou até ataque de ransonware, a primeira ação é certificar-se que o backup está íntegro e atualizado. Não é incomum diante da crise verificar que:


Não há backup;O backup não está sendo feito a dias;Erros estão ocorrendo na cópia externa;O backup está sendo copiado para dispositivo externo com problemas.



Na era digital, onde todos os processos de negócio dependem de algum recurso de TI, os dados são de fundamental importância não só para operar o negócio, como também para gerar inteligência e aumentar a competitividade diante dos concorrentes através de análise de dados como BI, analytics e big data.



Listamos abaixo 8 razões para começar a usar o backup em nuvem hoje:


Rapidez para começar a usar

Diferente da tradicional solução de backup em fita, que demanda muito esforço para configuração de hardware e software, normalmente é possível configurar a rotina de cópia para nuvem com poucos cliques e em poucos minutos.

Custo

Não é mais necessário investir na compra de hardware para instalar as interfaces de servidor para comportar o dispositivo de fitas. Há soluções que não tem custo de setup e se paga pelo uso, geralmente por GB copiado.



Disponibilidade

Os níveis de disponibilidade dos serviços na maioria dos casos vão além de 99,99%. É possível configurar desde uma cópia simples para nuvem, até replicar os dados em diferentes locais no mundo. Se desejável, os dados podem ser copiados de uma nuvem para outra.



Flexibilidade

A possibilidade de alterar o fornecedor para armazenamento do backup quando quiser. Você não fica preso a um fornecedor ou tecnologia.



Manutenção

A manutenção da solução é simples, bastando ficar atento se as cópias estão sendo executadas com sucesso. Muito diferente das tradicionais fitas de backup, que precisam ser guardadas em cofre ou ser levada diariamente para fora da empresa. Além disso, as fitas têm um tempo de vida útil, e é necessário gerenciar seu ciclo de vida. Em muitos casos é feito o uso de robôs, o que encarece a solução.



Monitoramento

As soluções de backup em nuvem necessitam de monitoramento e é necessário conferir se os dados foram corretamente armazenados. É importante que sua equipe tenha um monitoramento adequado com alertas via e-mail, sms ou outra forma. A contratação de uma empresa especializada no assunto também é uma boa pedida.



Proteção contra ataques de ransonware

Cada vez mais comuns e ainda difíceis de evitar totalmente, quando consegue entrar na rede da empresa, criptografa os dados de todos equipamentos que conseguir acessar na rede. Com backup em nuvem, se cria uma camada intermediária que impede o ransonware de chegar até a nuvem.


Recuperação

Uma vez que é necessário fazer a recuperação do backup, é possível restaurar somente aquilo que for necessário e o que é prioridade. Dependendo da solução implementada, se pode restaurar o backup na própria nuvem, agregando uma solução de disaster recovery.



A contratação de um serviço de cópia para nuvem não exclui a necessidade de gerenciamento e monitoramento de ponta-a-ponta. Falhas podem ocorrer da mesma forma que outras soluções de backup como fita e HD externo. Por isso é muito importante que sua equipe ou seu fornecedor tratem este assunto com a atenção que merece.


A Senior tem mais de 15 anos com experiência em TI e pode ajudar a gerenciar os seus backups. 



Emerson Dorow é Coordenador de Suporte TI na Senior Sistemas. 


Tags: backup, cloud, infraestrutura



#seniorsistemas #adinfosrt #backupemnuvem


9 visualizações

Interaja conosco através de nossas redes sociais

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

Atendimento

Seg - Sex: 08h às 18h

Fone: (75) 3482-2704 ou (75) 3623-5456

© Copyright - AD Informática