Ajuste no procedimento de informação do FAP no S-1005 - Versão S-1.0


  • Federal | Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas

  • Portal eSocial

  • Publicado em 26/07/2021


Com o objetivo de suprir eventual falha de integração do eSocial com a base do FAP e, neste caso, permitir que o contribuinte possa informar o FAP correto, foi alterada a regra de validação do campo {fap} no evento S-1005.


O procedimento padrão, na versão S-1.0, continua sendo o envio do evento sem a informação do FAP, exceto se houver processo que autorize o uso de coeficiente diferente do publicado.


A partir do ajuste implantado em 26/07/2021, caso o sistema não encontre o FAP publicado para o CNPJ do estabelecimento informado, retornará uma mensagem de erro orientando para o reenvio do evento com a informação do FAP. Neste reenvio o FAP informado será aceito uma vez que não foi encontrado o FAP publicado para este CNPJ.


Salientamos que, na versão S-1.0, somente será aceita a informação de FAP caso haja processo ou se o estabelecimento não for encontrado na base FAP (não havendo comparação entre o FAP informado e o publicado)


Essas alterações constarão na próxima Nota Técnica.


Fonte: Portal eSocial.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comunicado RFB/SEPRT nº 1/2021 – Estabelecido cronograma de implantação do eSocial Simplificado S-1.0 e S-2.0 Foi publicado pela Receita...